Stream status

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

DIACONATO






A palavra “diácono” em grego significa servo, assistente, pessoa pronta para obedecer, ser doutrinada e ensinada e servir. 

Diaconato é um ministério de leigos formado por homens e mulheres que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na Igreja local. É um grupo de elite, posto que, para participar dele, a pessoa precisa ser escolhida com cuidado, com base em sua espiritualidade e boa reputação moral, a fim de estar fielmente ao lado de seu pastor e líder espiritual, bem como dos membros da Igreja. Na Igreja local, o cuidado para que o corpo diaconal faça um trabalho lado a lado com seu pastor é da maior importância, porque retrata que o primeiro está afinado com a Palavra e com o pensamento geral de que “Diaconato é serviço, amor e carinho ao Senhor”.

A enormidade do trabalho diaconal deve ser valorizada e honrada pelos pastores e toda a liderança da igreja, tanto em nível local, regional, estadual ou nacional. É uma verdadeira jóia nas mãos do Senhor. Mas é necessário que o diácono tenha uma vida exemplar, que dê bom testemunho dentro e fora da igreja, que esteja na mesma visão do pastor, que seja dizimista e tenha uma vida com Deus, além de ter o nome limpo e ser aluno assíduo da Escola Bíblica Quadrangular.


Responsabilidades

I Timóteo 3:8-13 nos ensina que as qualificações espirituais do diaconato não são diferentes das dos pastores. Existem responsabilidades diárias, como a postura, a preocupação com a aparência e a expressão fisionômica. O diácono é a primeira impressão em uma igreja e o cartão de visita de qualquer diaconato. Além disso, o diácono deve estar sempre atento ao que está acontecendo, pois a desatenção é um prato cheio para intervenções espirituais malignas, o que pode causar grandes estragos em cultos. Enfim, o diácono deve estar pronto para tudo, desde a participação em reuniões de oração e consagração, até a vigilância na manutenção da igreja (limpeza e ordem nos cultos) e a obrigação de manejar bem a Palavra de Deus.


O que é um diácono?

É o oficial da igreja responsável pela ordem e disciplina em todas as atividades da igreja: cultos, batismos, formaturas, casamentos, etc…

Requisitos bíblicos para candidatos ao Diaconato

I Timóteo 3:8: ser honesto (honrado), casto, que quer dizer decente, reto no seu proceder. Não de língua dobre, isto é, não ser fingido, não ser traiçoeiro, que ilude as duas partes.
Não dado a muito vinho. O vinho é bebida alcoólica (Prov 20:1). Não cobiçoso, isto é, que não tem desejo desordenado de ficar rico. Não torpe, vergonhoso, obsceno e indecente. Não ganancioso, não ter ganhos ilícitos, muito juro.
I Timóteo 3:9 diz: “guardando o mistério da fé. Este vocábulo nas Escrituras, nunca significa uma coisa estranha, mas um segredo divino que só pode ser conhecido como revelação (Cl 1:26-27)
I Timóteo 3:10 diz: E também estes sejam primeiro provados e depois sirvam… Provado é que tenha demonstrado experiência na obra. Por exemplo: na oração, não ser tímido, mas estar cheio do poder de Deus.. Irrepreensível, que não dá lugar a repreensão ou a censuras.
I Timóteo 3:12 diz: Os diáconos sejam maridos de uma só mulher… isto é, no tempo da Lei os homens possuíam mais de uma mulher, por esse motivo o apóstolo Paulo deu esta advertência.
… E governem bem a seus filhos e suas próprias casas I Timóteo 3:12b. Governar é dirigir, administrar, reger, conduzir com autoridade, ordenar. Governar os filhos, trazê-los sob sua sujeição, não ser durão, mas sim ter autoridade, amá-los (Efésios 6:4).
I Timóteo 3:13 diz: Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição. Posição, lugar de destaque, lugar que não são todo que possuem.
… E muita confiança significa crédito, isto é, confiança na fé em Cristo Jesus (pessoas desesperadas que nos procuram para orar por elas).
Paulo, o grande apóstolo aplicou nos seus mandamentos a mesma base dos primeiros apóstolos (Atos 6:1-7).
Estevão, sendo diácono, não estava impedido de pregar o Evangelho. Nós também devemos ter essa fé e poder.
Ninguém nos obriga a pregar o Evangelho, sendo diáconos nada nos impede, porque Felipe pregou também (Atos 8:29-35).
Devemos ser humildes e simples (Mateus 11:29, Romanos 16:19). Devemos pensar sempre que fomos chamados para servir, e não para ser servidos (João 12:25-26).
Os mesmos requisitos que se exigem dos diáconos, aplicam-se aos pastores ( I Timóteo 3:1-7).
Agora para as diaconisas
 (I Timóteo 3:11). Da mesma as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e diéis em tudo. Honestas: honradas, retas no seu proceder; não-maldizentes: não deve falar mal dos outros; sóbrias: são as mulheres que se caracterizam pela exclusão do luxo, dos excessos de ornamentos (I Tessalonicenses 5:6-8); fiéis em tudo: que cumpre aquilo a que se obrigou.
Servindo assim somos guardados pelo Senhor, Salmo 311:23-24
Temos que ser o exemplo dos fiéis. I Timóteo 4:12 
O que é um cooperador?

É um candidato a diácono, em experiência por um determinado período de tempo.

Diretoria
Diretor, Diretor-adjunto, Secretário e Tesoureiro.
O Diretor de diáconos é um membro do Conselho Local.
A diretoria é responsável pela organização das escalas de batismo e Santa Ceia,
Também os relatórios mensais ao CDL são de responsabilidade da diretoria que deve realizar pelo menos uma reunião no mês.
Funções dos diáconos, diaconisas, cooperadores e cooperadoras:
A função primordial é servir:
- Mantendo a disciplina.
- Zelando pela igreja e pelo patrimônio.
- Efetuando a coleta da oferta.
- Recepcionando e acomodando os participantes dos cultos.
- Auxiliando nos batismos.
- Resolvendo imprevistos dentro dos serviços de culto.
- Distribuindo a ceia.
- Promovendo a segurança nos arredores do templo.
- Obs.: aos cooperadores não cabe servir a Ceia.

Requisitos básicos para o oficio de diácono
1. Ser vocacionado: O que faz válido um oficio de diácono é a vocação, de modo que ninguém pode executá-lo correta e ordenadamente sem haver sido chamado antes por Deus. A eleição do diácono é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este oficio.
2. Ser discípulo de Jesus: Os diáconos eleitos pela igreja são escolhidos entre os discípulos de Jesus Cristo (Atos 6:1,3).
3. Ter boa reputação: O diácono precisa e teve ter o reconhecimento perante a Igreja e a sociedade de uma vida digna (Atos 6:3).
4. Ser cheio do Espírito Santo de Deus: Como todo o bom cristão, o diácono precisa e necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor longanimidade e mansidão ect...
5. Ser um cristão respeitável: O diácono deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na igreja.
6. Ser cheio de Sabedoria: Sabedoria concedida pelo Espírito Santo para saberem como resolver os problemas que existem e os que vão surgi.
7. Ter uma só palavra: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para pessoa e algo diferente para outra.
8. Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa O diácono deve conservar-se firme na revelação graciosa de Deus, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais (II Tm 3:9).
9. Não cobiçosos de sórdida ganância: O diácono não pode ser alguém que lucra desonestamente. O lucro em si não é pecaminoso, contudo ele pode ser torna vergonhoso se sua obtenção passa a ser o nosso objetivo primário, em detrimento da glória de Deus.
10. Sejam primeiramente experimentados: A conduta do diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se (eles) se mostrarem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato (I Tm 3:10).

Recompensas para um diácono fiel

A honra concedida por Deus: Se alguém me serve, siga-me, e, onde Eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servi, o Pai o honrará (João 12:26).
O reconhecimento da igreja de Cristo e maior firmeza na fé: Pois os que desempenham bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (I Timoteo 3:13).
Lembrança graciosa de Deus: Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (Hebreus 6:10).

O que a Igreja espera dos diáconos

 Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (prioriza o Reino de Deus). · Ser constante dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos da fé. · Ser irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.

Quanto as programações da Igreja

 Quando se falar sobre programações entende-se: cultos aos domingos, escola dominical, culto de libertação, culto de ensino da palavra e campanhas de oração na igreja, quaisquer atividades realizadas na igreja.

Quanto ao cuidado do diácono

 Zelar pela boa aparência da sua igreja. · Procurar manter tudo organizado e em bom estado de uso para os cultos. · Ele deve saber de tudo o que a igreja possui, e as necessidades da sua igreja. · Impedir que alguém contribua para a desordem.

FUNÇÕES:

O diácono deve ser sempre o primeiro a chegar e o último a sair.
As atividades, é função dos diáconos: · Abrir a igreja e organizá-la. · Esta sempre alegre e cheia do Espírito Santo para recepcionar os irmãos. · Orar ao Senhor, pedindo-lhe orientação e benções para o trabalho que será realizado.

 Ficar à porta recepcionando os irmãos e visitantes que forem chegando, e sempre vigiando os carros no estacionamento da igreja. · Perdi e fazer sinal de silêncio às pessoas que chegarem conversando. · Permanecer à porta, posicionado de forma a ter uma boa visão da rua e do templo.
 Recepcionar irmãos e visitantes que porventura chegarem atrasados. · Mostra exemplo de ordem, reverência na igreja. · Exorta os irmãos e visitantes quanto à conversas paralelas ou desordens provocadas. · Acompanhar atento todos os atos do culto.
 Recolher dízimos e ofertas e entrega para o departamento de tesouraria. · Trata bem os visitantes para que eles se sintam bastante à vontade.

 Após as atividades:

 Recolhe bíblias, pastas e papéis que ficarem sobre as cadeiras, deixando-os já prontos organizados para os próximos cultos ou trabalhos na igreja. · Apagar as luzes dentro e fora da igreja. · Fechar a igreja corretamente depois que todos saírem. .Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para o homem? (Colossenses 3:23). E eis que venho sem demora, e comigo está o garladão que tenho para retribui a cada um segundo as suas obras? (Apocalipse 22:12).

Diaconato é serviço, é amor!

Quero reservar este espaço para honrar nossa Equipe de Diaconato, quê tem-se dedicado com muito amor e dedicação na Obra de Deus, na Recepção de Excelência ao Povo de Deus, servindo á todos com muita Alegria. Que Deus continue honrando cada um de vocês, queridos Irmãos e Irmãs. O vosso Trabalho é muito importante para Deus e para todos nós também.

 (I Corintios 15:58) - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.




HINO OFICIAL DO DIACONATO

No serviço do meu rei
Minha vida entreguei,
No serviço de Jesus,
Sigo em frente, sou feliz, vivo na luz.

Diaconato é serviço
Diaconato é amor,
Diaconato é carinho,
Tudo isso, ao meu Senhor!

Vou cantando alegremente
Vou servindo ao meu Senhor
Sinto orgulho no que faço,
Tudo devo ao Salvador!

Tenho um compromisso sério
Coração agradecido,
Desafio-me ao serviço
Sendo assim bem decidido.

Sou guerreiro consagrado
Sou fiel, disciplinado
Com amor sigo em frente,
Por suas mãos, serei coroado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário